Sobre as Fraldas ecológicas

O que são as Fraldas ecológicas?

Em resumo, são fraldas feita de tecidos. Elas são a evolução das fraldas de pano de antigamente, mas agora totalmente repaginadas e muito mais práticas!

A fralda ecológica é composta de 2 partes: a fralda e o absorvente.

A fralda evita que haja vazamentos. O absorvente absorve o xixi.

Elas possuem um tecido externo impermeável e respirável (PUL): seguro contra vazamentos, mas que permite a pele do seu bebê respirar, sem abafar. Além disso, tem alta durabilidade e rápida secagem.

Além disso, ela tem um tecido interno que fica em contato com a pele do bebê, mantendo-o longe da umidade. Super confortável!

As fraldas são tamanho único! O ajuste é feito com botões frontais e elásticos na cintura e nas perninhas, o que permite a regulagem nos tamanhos P, M e G se adaptando à anatomia do corpinho do bebê e acompanhando o seu crescimento até o desfralde.

 

Nada de "perder" fralda porque seu filho cresceu! A fralda cresce junto com o bebê! Economia e praticidade!

São laváveis (na máquina! zero trabalho!) e 100% reutilizáveis, se encaixando na rotina de qualquer família. Podem, também, ser armazenadas e lavadas a cada 2-5 dias, o que possibilita uma maior economia de água e tempo.

Por não conter químicos e serem mais frescas são mais saudáveis para o bebê! Tchau assaduras, dermatites ou alergias! Dispensam o uso de pomadas, pois não agridem a pele do bebê.

Além disso, são muito mais ecológicas! Você sabia que uma fralda descartável leva quase 500 anos para se decompor? É tempo pra caramba! E um bebê deixa em torno de uma tonelada e meia até o desfralde!

Como usar?

Utilizar a fralda ecológica é bastante simples:

Para dia-a-dia, você precisará da fralda e do absorvente. Para a piscina ou praia, basta fechá-la sem abs.

O absorvente pode ser inserido dentro ou por fora do bolso. Recomenda-se utilizar por dentro do bolso para você aproveitar os benefícios do tecido do forro interno.

1. Insira o absorvente na fralda totalmente aberta, de forma que ele fique retinho e rente aos elásticos laterais e superior (a foto acima é apenas ilustrativa para mostrar aonde o absorvente entra, mas ele tem que ficar retinho e entrar todo na fralda).

2. Ajuste os botões verticais no tamanho adequado (P, M ou G). O tamanho adequado não deixa vãos nas perninhas, nem a fralda muito "comprida" comparada ao tamanho do bumbum do bebê.

3. Vista a fralda no bebê ajustando os botões horizontais ao redor da circunferência da barriguinha:

     O botão superior ajusta a cintura. Ajuste de forma que fique a distancia de 1 dedo entre a barriga e a fralda, assim não ocorrem vazamentos mas permite que o bebê se mexa e sente com conforto.

     O botão inferior ajuda a ajustar as coxas. Ele não precisa estar necessariamente simétrico ao botão superior. Ajuste de forma que os elásticos das coxas fiquem rentes, sem apertar, sem ficar largos. Quanto mais próximo do meio da fralda, mais justo. Quando mais "para fora", mais larguinho.

Certifique-se que os elásticos estão sobre a virilha (e não sobre a coxa) e prontinho!

Assim que seu bebê fizer bastante xixi ou o primeiro cocô, troque-o normalmente.

Armazene a fralda suja em um balde com tampa ou saco impermeável. PS: Para bebês acima de 6 meses, jogue o cocô solído no vaso sanitário antes.

Com que frequência devemos trocar as Fraldas Ecológicas?

Saber quando você deve trocar seu bebê não tem mistério: quando fizer o primeiro cocô ou enxarcar os absorventes. 

Com o tempo você se acostuma e fica no automático, entretanto, para avaliar a fralda durante o uso, você pode colocar o dedo no bolso da fralda, pela parte das costas do bebê. Se o absorvente estiver encharcado, é hora de trocar. Caso esteja seco ou um pouco úmido, ainda aguenta mais um pouco.

Colocar absorventes mais ou menos potentes é que dirá o tempo de duração da fralda. À noite, por exemplo, ela pode chegar a 12 horas tranquilamente.

Temos uma sugestão de uso de acordo com a idade do bebê x fluxo de xixi x volume da fralda, entretanto lembre-se de adequar com sua realidade de rotina e fluxo individual de xixi do bebê, que é bastante pessoal.

Posso trocar somente o absorvente?

Se você usa Absorventes de Microfibra (que devem ficar dentro do bolso da fralda), ao fazer a troca, deve-se trocar tudo: Fraldas e Absorventes.

Se você usa Absorventes que podem ficar em contato com o bumbum (todos os outros), você pode utilizá-los sobre o forro da fralda (ou com o modelo capa) e trocar apenas o Absorvente e reaproveitar a Capa.

 

Quais os tamanhos que existem?

A fralda ecológica é fabricada em 2 tamanhos:

Recém-nascido (RN) : vai dos 2,5 aos 6 kg

Tamanho Único (TU): Serve, em geral, desde o nascimento até o desfralde, pois é totalmente ajustável por botões. Para um caimento perfeito, a média de kgs do bebê é entre 4 a 16kgs. Esta é apenas uma média, visto que cada bebê tem um biotipo diferente.

 

As Fraldas Ecológicas são iguais as fraldas de antigamente?

Não! As fraldas ecológicas são frutos de pesquisas que desenvolveram novas tecnologias têxteis que resultaram na criação de fraldas que não vazam e que são ajustáveis ao tamanho do bebê.

 

Existem fraldas diurnas e noturnas, ou é a mesma?

É a mesma! A diferença é apenas na quantidade de absorventes.
A quantidade varia dependendo da idade do bebê e seu fluxo de xixi.
Mas, para o dia, você deve usar 1 ou 2 unidades. Já para a noite você deve optar por mais reforçados para aguentar mais tempo (recém nascidos 1 unidade é suficiente, porém a partir dos três meses, já são necessários 2, podendo chegar à no máximo 3 próximo ao desfralde).

 

As Fraldas Ecológicas podem vazar?

Se estiver mal ajustada! Pois ela é feita com material impermeável, a única forma de vazar é pelas coxas ou pela cintura. Mas com o ajuste da fralda sendo feito corretamente e sendo feito a troca periódica isso dificilmente ocorrerá.

 

Quantas fraldas e absorventes são necessários para um enxoval completo?

Aproximadamente 24 fraldas tamanho único e 35 absorventes. Mas esse valor é variável, depende de vários fatores como: frequência da troca e frequência da lavagem.

Como as fraldas tamanho único começam a servir a partir de 4 kgs, temos as fraldas para Recém nascidos. Que servem a partir de 2,5kgs! Então para usar exclusivamente fralda ecológica, independente do tamanho que seu bebê nascer, recomendamos de 5 a 8 capinhas RNs.

 

Como funciona a Fralda Ecológica na PISCINA/PRAIA?

Devem ser usadas sem absorvente, pois na água a função de todas as fraldas é segurar o cocô. Sendo assim, o uso do absorvente é dispensado já que o mesmo absorveria a água da piscina/praia e deixaria a fralda pesada.

 

O que devo fazer com a fralda suja?

Após trocar o bebê, acumule as fraldas sujas em um balde com tampa ou saco impermeável: Fraldas com xixi podem ir direto para o balde e as com cocô:

  • Se o seu bebê tem até 6 meses, ou seja, só se alimenta de leite (materno ou fórmula), o cocozinho dele é líquido e hidrossolúvel. Você pode colocar direto na máquina (separando a fralda do absorvente) e lavá-las.

  • Quando o bebê já está com o cocô mais sólido, despeje o excesso no vaso sanitário antes de lavar.

Não deixe de molho. Simples assim!

Por que não deixar de molho? O molho pode danificar os tecidos quando em tempo demasiado e fixa os cristais de uréia no tecido, deixando com cheiro forte! O próprio molho do ciclo de lavagem já é suficiente para uma boa limpeza!

 

Como lavar?

Quando já tiver uma quantidade suficiente, ponha todas as Fraldas e os Absorventes na máquina e faça uma pré-lavagem sem sabão (aquelas rapidinhas, num ciclo rápido).

Depois acrescente 1 colher de sopa de sabão (de preferencia líquido, comum) para uma máquina de 10kg e selecione a lavagem mais longa da sua máquina com pelo menos 2 enxagues no final.

Se preferir, faça um ciclo de enxague somente com as fraldas e absorventes e depois de enxaguadas, complete a máquina com outras peças que queira lavar. Aí sim, faça o ciclo de lavagem que faz normalmente.

Após a lavagem, as fraldas devem secar na sombra ou sol. Evitar o sol na parte externa da fralda. 4. Quando estiverem secas estão prontas para uso.

 

Quais cuidados?

- Não utilizar alvejante ou amaciante, secadora, nem ferro, para não danificar o impermeável das fraldas (sempre abaixo de 30ºC);
- Se lavar à mão, diluir o sabão em água e não esfregar com sabão em barra diretamente no tecido. Retirar o excesso de água sem torcer, apenas "amassando".
- Secar à sombra preferencialmente. Para tirar manchas, exponha o forro ao sol.
- Utilizar 1/3 da quantidade de sabão recomendada pelo fabricante.
- Não deixe de molho! (O molho pode diminuir a vida útil das fraldas e deixar com cheiro acentuado do xixi).

Posso usar pomadas?

 

Sobre os absorventes

O que são os absorventes?

São tecidos responsáveis pela absorção do xixi.

 

O absorvente usado na fralda ecológica é descartável?

Não, o absorvente, assim como a fralda, é lavável e reutilizável.

 

Quanto tempo de uso dura cada absorvente?

Isso vai depender do material do absorvente, da quantidade de camadas e do fluxo de urina do bebê.

Devido a esses fatores a duração varia de 3h até uma noite inteira!

Para aumentar o tempo de duração é simples, basta fazer uma combinação com mais de 1 absorvente.

 

O que significa toque seco ou natural?

Toque seco é a sensação que o absorvente não está úmido mesmo após o bebê fazer xixi, isso ocorre porque o absorvente com essa característica retém o xixi em sua camada interna e a camada externa impede que ele volte e fique em contato com a pele do bebê.

Toque natural é a sensação de umidade natural que o absorvente passa para o bebê quando está em contato com a pele dele.

 

Como neutralizar o toque úmido?

Usar o absorvente dentro do bolso da fralda ou usar um Liner que tenha o toque seco.

 

Quais os tipos de materiais dos absorventes?

Melton: possui em sua composição 80 % de algodão e 20 % de poliéster. Tem alto poder de absorção e retenção. É o tecido com melhor custo benefício do mercado. Tem toque natural e secagem rápida (quando aberto), o modelo faixa demora um pouco mais para secar.

Temos o de 6 camadas aqui. Os de 4 camadas se dividem em faixa ou aberto.

Microfibra: ele é produzido com tecido sintético, 100% poliéster. Tem 3 camadas e alto poder de absorção. Possui secagem rápida e não é recomendado uso em contato com a pele do bebê (apenas dentro do bolso da fralda).

Fleece de Carvão de bambu: produzido a partir de carvão vegetal de bambu, é um tecido com fibras naturais. Ele é feito com elásticos, para usar por fora do bolso da fralda ou com o modelo Capa. Tem 3 camadas de microfibra internamente, e duas externas de fleece de carvão de bambu, dando um toque sequinho. Possui secagem rápida! É antialérgico e bactericida. Clique aqui para comprar.

Bambu terry: produzido a partir das de fibras do bambu, é um tecido natural. Possui 4 camadas, é bem fininho e maleável, sendo perfeito para dar aquele reforço extra na fralda, aumentando o seu tempo de duração, sem aumentar o volume. Secagem lenta e de toque natural. Compre aqui.

Bambu cotton: produzido a partir das de fibras do bambu (70% bambu 30% algodão), é um tecido natural. Possui 5 camadas, sendo três internas de microfibra e 2 externas de algodão de bambu. Secagem lenta e de toque natural. Alto poder de absorção! Esse modelinho você encontra aqui.

Fleece de café: produzido a partir de grãos de café e polímeros sintéticos, é um tecido com fibras mistas (naturais e sintéticas). É ideal para fluxo leve. Tem duas camadas internas de microfibra e duas externas de Fleece de café. Toque seco e secagem rápida. Compre aqui.

 

O que é o Liner?

São forros utilizados para facilitar facilitar a higienização das fraldas, existem 2 tipos de Liners:

Rolo biodegradável: 1 rolo com 100 folhas descartáveis.

Liner reutilizável: possui 1 camada de tecido com toque seco, sendo lavável e reutilizável.

 

Recebi minhas fraldinhas e absorventes. E agora?

Antes do primeiro uso, recomendamos lavar no mínimo três vezes (processo de enxaguarsecar) para tirar a goma do tecido. Não precisa utilizar sabão nas pré-lavagens antes do utilizá-las. Todo tecido vem com uma goma de fábrica, que não permite a absorção de água adequada. Então com o tempo e lavagem, esta goma vai sendo tirada e o tecido vai chegando na sua capacidade máxima de absorção.

Dica: Na primeira lavagem você pode colocar uma colher de xampu anti-resíduos, ele vai ajudar ainda mais a retirar a goma do tecido. As demais lavagens pré-uso faça só com água.

 

Informações sobre os Modelos de Fraldas de Pano Ecológicas

Quais os modelos mais comuns de Fraldas Ecológicas?

Nós temos 2 modelos de fraldas: Capa e Pocket (essa é a mais comum).

  • A Pocket, quer dizer “bolso” em inglês. É o modelinho mais comum de fraldas ecológicas. Ela vem com um impermeável e um forro interno de tecido. Na parte traseira, é deixado um espaço para inserção do absorvente, formando um “bolso”. O forro irá dar um toque sequinho no bebê, independente do tipo de absorvente colocado. Logo, colocando o absorvente dentro do bolso, será necessário realizar a troca e lavagem da fralda e do absorvente.  As fraldas desse modelo estão AQUI.

  • O modelo Capa é composto apenas por uma camada impermeável. O absorvente é colocado nela e vai direto em contato com a pele do bebê. Ideal para quem quer trocar apenas o absorvente, quando possível. Os modelinhos estão nesse link AQUI.

 

PAGAMENTO E ENTREGA

Quais formas de pagamento posso aproveitar para realizar minha compra?

Aceitamos pagamento em cartão de crédito, transferência, boleto, depósito, picpay.

 

Qual é o custo de envio?

O custo de envio será mostrado com base ao total da compra e sua localização, no checkout, no momento antes da compra.

 

Onde posso receber meu pedido?

Realizamos envios para todo o país.

 

Sou de Florianópolis, onde posso retirar meu pedido?

Você pode retirar no nosso estoque no bairro Trindade! Solicite o endereço no whatsapp que combinamos a retirada!

 

Quanto tarda em chegar o pedido?

O tempo de entrega dependerá do tipo de envio selecionado. Simule no site colocando seu CEP.